top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlori

Os segredos das Samanbaias

Típica de climas tropicais, a samambaia é uma planta do grupo das pteridófitas que se reproduz por esporos e pode crescer até 15 metros de altura. É conhecida por ornamentar varandas e interiores, se cultivadas em vasos, e chamar atenção mesmo sem nenhuma flor. Só no Brasil, mais de 1 mil espécies já foram catalogadas.


Para compartilhar o segredo das samambaias, a equipe da Flori Adubos Orgânicos lista algumas dicas. Confira!


#Dica1 O ideal é plantar as samambaias em vaso que não retire a umidade ideal para as raízes. Entre as opções, uma boa é o vaso de cerâmica, mas lembre-se de passar um impermeabilizante interno para impedir que ele absorva a umidade da terra e desidrate a planta. Atenção: vasos de fibra de coco acumulam muita água e podem atrair algumas pragas.



#Dica2 O primeiro passo para iniciar o plantio é colocar no vaso uma camada de 5cm de brita, argila expandida ou similar, para a drenagem. Samambaias pedem solo rico em matéria orgânica. A Flori Adubos Orgânicos produz um substrato específico para ela, na linha de produtos para jardinagem. Despeje o substrato em todo o recipiente, faça o berço e deposite a muda; aperte


em volta para deixar firme.


#Dica3 Se for plantar a partir do esporo, retire uma folha e a coloque num saco de papel. Coloque os esporos no vaso assim que eles secarem e caírem da folha.


#Dica4 Samambaias crescem na sombra, em locais de alta umidade e pouco vento (que desidrata elas mais que o sol). O vaso deve estar sempre úmido, mas não encharcado. A planta precisa muito de fotossíntese, mas a luz direta do sol pode queimá-la. Escolha lugares que recebam o sol mais cedo da manhã ou luz solar indireta durante o dia.


#Dica5 Adube as samambaias uma vez a cada 7 ou 15 dias para que recebam os nutrientes necessários. Faça isso com fertilizantes foliares diluídos em água e aplicados nas folhas, com o uso de um pulverizador. A adubação é importante a partir do sexto mês de plantio, preferencialmente na primavera ou outono.


🌿 Você gosta das samambaias? Tem outras dicas ou dúvidas? Compartilhe sua experiência nos comentários!



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page